ABÁ- Local onde se arreia trabalho.
AGÔ - Significa pedir licença ou permissão, em outros momentos em que este termo traduz perdão e proteção pelo que se está fazendo.
ALGUIDAR - Bacia de barro usada para entregas, ascender velas, deposito de banhos, entrega de comidas e defumação.
ALUÁ – Bebida oferecida aos Orixás.
AMACI - Líquido preparado com o suco de diversas plantas, não cozidas, e que tem muita aplicação na firmeza de cabeça dos médiuns. O principal banho para a o ritual da "lavagem de cabeça".
AMALÁ - Comida de Santo. Também se denomina a todo ritual que o umbandista ao manipular alimento deve dispensar atenção, amor e especial carinho, fazendo por completo a Homenagem ao Orixá.
ARUANDA - Céu, Nirvana ou Firmamento significam a mesma coisa, isto é, a moradia daquele que é Criador de todos os mundos e de todas as coisas. Plano Espiritual Elevado.
BANDA - Termo utilizado para dizer em qual linhagem está ligado a Entidade.
BATER-CABEÇA - Ritual que quer dizer cumprimentar respeitosamente e humildemente. Consiste em abaixar-se aos pés do conga(altar) ou a uma Entidade Espiritual e tocar sua cabeça ao chão, aos seus pés. Representa respeito e humildade.
CALUNGA - Cemitério
CALUNGA GRANDE - Oceano, mar.
CAMBONO ou CAMBONE - Auxiliar de Médiuns de Incorporação e o Servidor dos Orixás. O cambone é o médium que teve o necessário desenvolvimento para poder auxiliar e entender os Guias nas necessidades das sessões. Auxiliar de culto.
CANJIRA - Lugar onde são realizados algumas danças religiosas.
CANZUÁ ou CAZUÁ de QUIMBÉ - Terreiro, casa, tenda espiritual.
CONGA – Local onde está o Peji e ocorre a gira.
CURIAR- Ato de convidar a Entidade para beber.
CURIMBA - Conjunto de instrumentos musicais do terreiro. Os instrumentos que compõe uma curimba pode ser atabaques, tambor, agogôs, chocalhos, berimbau, violões, etc. Curimba é a orquestra de um terreiro.
EBÔ - Despacho. Presente para Exu. Oferta que se oferece em encruzilhadas ou em qualquer outro local.
EGUNS - Espíritos desencarnados. Almas.
GANGA – Exús.
GUTALA- Traz um conhecimento da entidade muito profundo.
HOMEM DE RUA- Exu, Homens das encruzilhadas.
HUMAITÁ-Relativo a morada de Ogum.
IMANTAR- Significa absorção, captação de bons fluidos.
JACUTÁ - Denominação de altar. Casa do santo.
JUREMÁ -Local onde todos os caboclos ficam espiritualmente.
LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA - Além do capim e da miçanga, assim também são conhecidas as contas de semente dessa planta para confecção de terços, guias e outros objetos.
LEBARA – Exú, no seu aspecto de “Senhor da Força”.
LÓ-Em iorubá significa partir. No caso esse partir teria um sentido de desincorporar, ir para o além, se referindo mesmo a "cantar pra subir", o ato de o Orixá ou Entidade subirem.
LODÔ – No rio.
LUME: vela
MACAIA: Folhas sagradas. Local das matas onde se reúnem os terreiros.
MACUMBA Antigo instrumento musical usado outrora nos terreiros afro-brasileiros. No que os leigos usam para denegrir a umbanda. Nome que os leigos usam para designar “despacho”de rua (pejorativo).
MANDINGA: Feitiço, encantamento, também praga rogada em voz alta.
MALEMBE- Devagar e sempre se vai ao longe, é uma expressão.
MALEME ou MALEIME - Pedido de socorro, de clemencia, de auxilo ou ajuda, de misericórdia. Podem vir em forma de cânticos ou preces pedindo perdão.
MARAFA ou MARAFO - aguardente, cachaça.
MARIWÔ – A folha da palmeira desfiada, que forra as entradas das casas de culto aos Orixás.
MATAMBA – Divindade das Tempestade, relacionada aos vendavais.
MIRONGA - Feitiço, segredo, feitiço feito pelos Espíritos Nagôs.
MISTIFICAÇÃO - É o mais importante dos casos do falso espiritismo, pois constitui um recurso muito empregado por falsos médiuns, ou pessoas de má fé, com a finalidade de auferirem vantagens pecuniárias e aumentarem sua fama e sua vaidade.
PEJI- Altar
PEMBA-Espécie de giz de diferentes cores que é usado para traçar desenhos mágico-religiosos e de caráter invocatório. E mais freqüentemente empregado nos ritos de umbanda.
PERNA DE CALÇA ou CALÇUDO- Significado homem na linguagem dos guias.
PITO- Cigarro, Cachimbo (pretos-velhos), Charuto
PONTEIRO-Pequeno punhal utilizado em magias e diversos rituais.
PORANGA – Belo, bonito
OBATALÁ- Céu. Abóbada celeste. Deus
OBRIGAÇÕES - Festas em homenagem aos Guias ou Orixás. São também as determinações feitas aos médiuns ou consulentes pelos Guias com o objetivo de auxilio ou como parte de um ritual do desenvolvimento mediúnico.
OBSSESSOR - Espírito perturbador ou zombeteiro que prejudica as pessoas.
ODÉ - Oxossi mais velho.
OGÃ - Auxiliar nas sessões do terreiro. Ogã pode ser um protetor de Terreiro ou como um Chefe das Curimbas. Ambos tem o mesmo grau hierárquico.
ORI – Cabeça.
OTÁ - pedra ritual, elemento e objeto sagrado e secreto do culto.
QUARTINHA- Vasilhame de barro ou louça.
QUEZILA, QUEZÍLIA ou QUIZILA - Aversão, antipatia, repugnância, alergia a alguma coisa.
TATA- Grau hierárquico mais elevado.
SAMBORE-Também vem do Cabula e do Omolokô = samba = é pular com alegria = momento de grande energia onde as sambas do Cabula e do Omolokô - pulavam com alegria - Sambore, pemba de angola - quando risca o ponto, canta o ponto para a firmeza dos trabalhos.
SARAVÁ– Salve ou Viva. Na Umbanda paulista, Saravá também é utilizada como uma saudação possuindo o sentido de "Salve sua força!", da Força de Deus e da Natureza que estão dentro da pessoa, como no mantra indiano, o Deus que tem dentro de mim, saúda o Deus que tem dentro de você.
ZAMBI- (Nzambi) O Deus supremo.
domingo, 6 de setembro de 2009
Glossário
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